segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estamos menos manipuláveis?

Nessa época de campanha eleitoral, recebo de todos os lados e-mail´s com conteúdos no mínimo ofensivos. Sim, ofensivos. Com ofensa à moral e à inteligência. De onde saem tantas denúncias? Porque ficaram escondidas, como que esperando o momento certo para serem veiculadas, transformando o processo eleitoral em uma guerra de mídia, onde as armas são os escândalos?
Não sou contra saber o conteúdo das denúncias, nem sou contra a punição dos responsáveis por desvio e desmandos, longe de mim. Sou contra toda forma de manipulação.
Já não somos manipulados de mais? Nos dizem onde morar, o que vestir, o que e onde comer e ainda o que pensar. Mas, apesar de tudo isso sou um resistente, um crédulo, um perseverante, e, por fim, um bobo.
Hoje recebi um vídeo sobre uma invasão do MST. Já é sabido que o movimento desandou, bandeando para outros lados, que não a luta por uma reforma agrária que beneficie os chamados sem terra. Já vi lutas terriveis, com mortes, inclusive, entre invasores e proprietários de terras. Já vi a polícia bater e levar numa luta desigual em outro momento.
O que eu ainda não tinha visto, além de um assentamento que deu certo,  era o povo unido contra uma ocupação. Isso mesmo, o povo unido ( umas 60 pessoas, estimo ), gritando palavras de ordem e chamando os invasores de vagabundos. Ora, se uns têm que trabalhar e lutar diariamente para manter seu patrimônio, ou até mesmo para pagar o aluguel, qual a justiça de distribuir terras a quem só faz arruaça? O povo desta vez deu o troco, e em grande estilo.
O povo acordar para um problema tão grave quanto este, que mina o impulso do Brasil em direção à modernidade, é um avanço e deve mesmo ser comemorado. Não sou contra beneficiar pequenos produtores para fixá-los no campo, aliviando um pouco as cidades e dando-lhes uma vida digna. Resta fazê-lo apenas para aqueles que querem. Os outros, que vivem de ocupação, que sejam desmascarados e achincalhados.
Da mesma forma que em outro post fiz uma análise breve do bolsa família, criticando não a forma e o conteúdo social e o início do benefício, mas a sua falta de fim, devemos saber que movimentos sociais também podem acabar, simplesmente porque as pessoas passaram a ter outras necessidades.
Voltando à manipulação, já que me entusiasmei um pouco com o MST, segue um blog com as 10 manipulações que a mídia nos impõe, ou impunha.. http://www.pavablog.com/2010/09/29/estrategias-de-manipulacao/

Abaixo vai o vídeo. Vale a pena demais ver.

https://www.youtube.com/watch?v=w7AqbucRBMA

Opinião na História!!

# Compartilhar :